quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Listas antigas

Todo mundo sabe que adoro listas dos "melhores do ano" e que lá por dezembro sempre costumo soltar a minha. Por curiosidade, garimpei nos meus emails e encontrei todas que fiz até hj. A loucura começou em 2003. Trago aqui todas que fiz até o momento.


2003
1 - Nevermore - Enemies of Reality 
2 - Type O Negative - Life is Killing Me

Entre 1998 e 2003 o Nevermore era minha banda preferida, por isso nada mais natural que seu lançamento fosse o que mais me chamasse a atenção na época. Hoje acho que o Enemies of Reality foi o primeiro cd da derrocada da banda. Ainda que possuísse boas músicas, já mostrava que o auge criativo dos caras havia passado. Depois disso nunca mais lançaram um cd legal e, pra falar a verdade, faz muito tempo que não escuto nada deles. Não tenho mais paciência para esse tipo de som.

2004 
Na época eu disse que não houve nenhum grande destaque e que esses empataram:
Fear Factory - Archetype
In Flames - Soundtrack for your Scape
Rammstein - Reise, Reise
Cradle of Filth - Nymphetamine
Korzus - Ties of Blood
The Haunted - rEVOLVEr
Megadeth - The System has Failed

Desses todos o único que ainda gosto/ouço é o Reise, Reise. Os demais albuns faz anos que não chegam nem perto dos meus fones de ouvido. Megadeth, às vezes, me dá saudade, mas escuto só entre o Countdown to Extinction e o Cryptic Writings.
Se eu fizesse uma lista de melhores de 2004 hoje, não tenho dúvidas de que cravaria o You're a woman, I'm a Machine do Death from Above 1979 em primeiro. Discaço!

2005
1 - System of a Down - Mezmerise
2 - System of a Down - Hypnotise

3 - Rammstein - Rosenrot

Ainda que eu tenha odiado tanto o show do SOAD que veria em 2011 a ponto de nunca mais ouvir os caras, não posso deixar de reconhecer a fenomenal carreira desta banda, de longe a melhor do chamado "new metal" (mesmo que eu ache que ela pouco tenha a ver com suas contemporâneas para merecer tal rótulo). 
Entretanto, os álbuns de 2005 que mais ouço até hoje são o Lullabies to Paralyse do QotSA e o Mighty Rearrenger, da carreira solo do Robert Plant.

2006
Não votei em nenhum. Disse que foi um ano fraco.
Mas houve pelo menos um grande cd naquele ano, o Blood Mountain do Mastodon, que só fui ouvir em 2009, quando conheci o grupo.

2007
1 - Arctic Monkeys - Favorite Worst Nightmare 
2 - Queens of the Stone Age - Era Vulgaris 

3 - She Wants Revenge - This is Forever 

Aqui já dá pra ver que comecei a abandonar minha ideologia "metal will never die", abrindo espaço nos meus gostos para outros tipos de música. Neste ano, em específico, eu estava numa onda indie rock.
Gosto muito dos 3 álbuns até hoje.

2008
1 - AC/DC - Black Ice
2 - Metallica - Death Magnetic
3 - Ladytron - Velocifero

O Death Magnetic foi fogo de palha. O cd não resistiu nada à prova do tempo. Hoje em dia mal lembro o nome das músicas. Os demais não saíram das minhas playlists até hoje.

2009
1 - Them Crooked Vultures -Them Crooked Vultures
2 - Alice in Chains - Black gives way to blues
3 - Mastodon - Crack the Skye

2009 foi uma grande safra! Além desses três ótimos álbuns, ainda houveram outros que não paro de ouvir nunca, como o Blue Record do Baroness e o Baby Darling Doll Face Honey do Band of Skulls (que só conheci em anos seguintes).

2010
1 - Robert Plant - Band of Joy 
2 - Ozzy - Scream 
3 - Massive Attack - Heligoland

Eu nem lembrava desse álbum do Ozzy! Hoje trocaria fácil o Scream pelo debut do Ghost dentre os preferidos de 2010.

2011
1 - Black Keys - El Camino
2 - Foo Fighters -  Wasting Light
3 - Seasick Steve - You can't teach an old dog new tricks

Os três são ótimos cds e ainda adoro e ouço muito a todos, mas se fizesse a lista hoje, não poderia faltar o incrível Head Down do Rival Sons.

As listas dos dois últimos anos você pode ver aqui e aqui.  Na lista de 2012, hoje, eu deixaria o grande Locked Down do Dr John (que eu só ouvi em 2013) em segundo, empurrando o do Mark Lanegan para terceiro, mas trazendo o do Graveyard em quarto (este foi um álbum que só foi crescendo com o tempo). Amo esses quatro cds!
Já a de 2013 se mantém intacta. Por enquanto!

E você, mudou muito seus gostos durante os 10 últimos anos?


2 comentários:

  1. Cara, você guarda suas listas na gaveta? Hahaha.

    Algumas coisas eu conheço dessas listas, outras não. É que, como já falei uma vez, você é mais garimpeiro musical do que eu. Embora eu já tenha te surpreendido uma ou duas vezes, né.
    Agora, quanto ao meu gosto, tenho a impressão de que só fui refinando o que eu já gostava de ouvir. Há muito tempo que já não era só rock e metal o que eu ouvia. E acho que acontece, sim, da gente envelhecer e mudar as preferências. Mas ainda ouço um bom thrash metal, não fujo, não. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe, foi um trampo achar as listas antigas! Só achei pq tinha em arquivos de grupos de internet que participei.

      Ah sim, tb fui refinando. Até uns 10 anos atrás eu ouvia 65784 bandas de metal. Dessas sobraram 8 ou 9, com a adição de mais umas 4 ou 5 que descobri depois.

      Não que eu tenha abandonado estilos, mas meu foco mudou. Acho que com o tempo saiu do metal para o rock (classico, alternativo, indie...) e blues.

      Mas no fim, hj, acabo ouvindo praticamente tudo haha

      Excluir