domingo, 31 de dezembro de 2017

Danilo Awards 2017

Mais um ano, mais um Danilo Awards. Você vai notar a diferença entre o tamanho das 3 listas. Bem, é que este ano ouvi pouca música nova, assisti um número maior de séries e outro maior ainda de filmes. Consequentemente, gostei de verdade de poucos álbuns, de um pouco mais de séries e muitos filmes. Na realidade, para mim, 2017 foi o ano do cinema. Neste campo gostei muito de muita coisa, poderia fazer um TOP 20 só com obras que realmente gostei, mas tentei fechar em apenas 5. Vamos às listas!


ÁLBUNS

3. Marilyn Manson - Heaven Upside Down

Eu já tinha até desistido da carreira do Marilyn Manson. Desde o Holly Wood, lançado em 2000, nenhum de seus álbuns havia me agradado. Até que em 2015 veio o surpreendente Pale Emperor.

Em Heaven Upside Down Manson continua a retomada de qualidade em seus trabalhos de estúdio. O belíssimo álbum, sem nenhuma faixa dispensável, tem uma sonoridade que transita por toda a fase "clássica" do músico, sendo velho e novo ao mesmo tempo.
 2. Me and that Man - Songs of Love and Death

O improvável duo formado por Nergal do Behemoth e o cantor folk John Porter foi responsável por este incrível trabalho que trás em suas influências blues, country e folk e que mais lembra algo relacionado ao Nick Cave ou Leonard Cohen do que ao black metal geralmente praticado por Negal.
1. Mastodon - Emperor of Sand

A banda que nunca falha. Emperor of Sand continua a discografia impecável do Mastodon, que chega ao seu sétimo registro de estúdio sem nunca ter lançado nenhum álbum ruim.

Mais do que isso, Emperor of Sand é um dos melhores CDs da banda, aprimorando e requintando o estilo mais "comercial" que assumiu desde The Hunter.

Sem dúvidas o álbum que mais ouvi e que foi meu preferido em 2017.







SÉRIES


5. Game of Thrones - Sétima temporada

Game of Thrones já não é mais a mesma coisa desde o fim de seu quarto ano, mas se a política, as intrigas e a coerência do roteiro ficaram para trás, ao menos este último ano foi divertidíssimo e épico, não se pode negar.

4. American Gods - Primeira temporada

Belíssima adaptação do (primeiro 1/5)  ótimo livro de Neil Gailman. Só espero que a mudança dos showrunners não afete a qualidade da série.






3. Star Trek Discovery - Primeira temporada

Apesar da choradeira de alguns fãs, a série é excelente e mesmo tendo sim seus problemas, atualiza de forma competente o universo trekker.









2. Dark - Primeira Temporada

Que Stranger Things, o quê!? Mistério sci-fi se passando em cidadezinha bom mesmo foi Dark. Uma mistura da série já citada com Lost e Donnie Darko. Não vejo a hora de continuar a acompanhar os acontecimentos dessa história.


1. The Expanse - Segunda temporada

Melhor série sci-fi desde o fim de Battlestar  Galactica. A primeira temporada já havia sido maravilhosa (e só não está em minha lista do ano passado porque só assisti depois), mas essa segunda superou. Toda a intriga política dos primeiros anos de Game of Thrones se passando no espaço, não tinha como dar errado.





FILMES



5. The Bad Batch 

Uma maluquice sobre um mundo pós-apocalíptico com canibais marombeiros. O ritmo é lento, a história pesada e pouco palatável, mas o resultado é incrível e diferente de tudo que eu já tinha visto.




4. Logan

Finalmente o filme que tanto Wolverine quanto Hugh Jackman mereciam! É praticamente o The Dark Knight do carcaju. O clima western combinou perfeitamente com o personagem e a história, ainda que com alguns furos, é totalmente cativante.





3. War for the Planet of the Apes

Fechamento excelente para uma trilogia excelente. Quando assisti ao primeiro filme dessa nova série em 2011 entrei descrente na sala de cinema e saí maravilhado. E, incrivelmente, de lá para cá a franquia só melhorou. Este terceiro é o grande ápice da história, misturando de forma orgânica vários gêneros (western, guerra, prisão) em um único filme, encerrando o arco de César e amarrando as pontas soltas com o filme de 1968 de forma espetacular.


2. Blade Runner 2049

Como continuar um clássico? Quando temos uma sequência de antigas franquias mais voltadas à ação (como Star Wars, Star Trek ou mesmo Mad Max, por exemplo) as possibilidades são infinitas, mas e quando a continuação a se fazer é de um noir futurista existencialista? 
O diretor Denis Villeneuve e seus roteiristas conseguiram criar uma obra que tem tudo para se tornar tão clássica quanto sua antecessora. Ao mesmo tempo que 2049 respeita o original, dá folego novo ao expandir aquele universo de forma orgânica e lógica, utilizando de uma premissa que liga de forma bastante inteligente este filme àquele lançado em 1984 (e revisitado tantas vezes depois).


1. Star Wars The Last Jedi

Na primeira vez que assisti ao filme escrevi isto. Naquela época teria colocado o filme em quinto  nesta lista.
Mas conforme os dias passaram, minhas ideias sobre a obra amadureceram e eu resolvi ir ao cinema conferir novamente, escrevendo isso (e até já comecei a especular sobre o próximo episódio da saga aqui). E mesmo depois de escrever este segundo texto o filme continuou crescendo em meu gosto e minha memória.
Este é finalmente o Star Wars que eu vinha esperando ver desde o fim da trilogia original. Não poderia nunca colocar outro filme no meu primeiro lugar.


Menções honrosas: Baby Driver, Thor Ragnarock, Spider-man Homecoming, mãe!, John Wick 2, Atômica, A Dark Song, T2 Trainspoting, A Ghost Story, Get Out!


Feliz 2018!





Nenhum comentário:

Postar um comentário