segunda-feira, 8 de junho de 2015

Star Wars - O que eu mudaria no Retorno de Jedi






Enquanto Império Contra-Ataca é perfeito e Uma Nova Esperança só tem um defeito (Chewie não ganhar medalha), O Retorno de Jedi é um filme mais irregular. Longe de ser ruim, já que tem momentos incríveis e fecha o arco principal (Luke e Vader) de forma magnífica, ele tem espaço para ser retrabalhado e melhorado. Assim, resolvi fazer aqui uma versão um pouco diferente, usando quase toda a estrutura do filme, mas alterando alguns pontos. Aí vai...

Um ano após os acontecimentos de o O Império Contra-Ataca, o Império constrói secretamente uma nova Estrela da Morte em órbita da lua florestal de Endor. O Imperador Palpatine esboça um plano para acabar com a Aliança Rebelde de uma vez por todas. Darth Vader, sob as ordens do Imperador, prepara-se para reencontrar e trazer o seu filho à sua presença, para este último poder assim consumar o seu objetivo de destruir a Aliança Rebelde e o último cavaleiro Jedi em um só golpe.
Em Tatooine, Jabba se diverte com sua banda musical alienígena quando o caçador de recompensas Boushh aparece para lhe vender um acorrentado Chewbacca. Após Chewie ser trancado em uma cela, Boushh vai até Han Solo, que ainda estava congelado em carbonite, e o liberta. O caçador de recompensas revela-se ser na verdade a Princesa Leia disfarçada. Jabba os surpreende e os captura. 
Luke está em Dagobah onde completa seu treinamento. Mestre Yoda, doente e à beira da morte, diz que a sua formação como aprendiz foi concluída, porém, para se tornar um Jedi Luke deve enfrentar Darth Vader. O mestre confirma que Vader é pai de seu aprendiz e que quando morrer o garoto será o último Jedi. Momentos antes de morrer Yoda diz que há mais um Skywalker e que Luke deve passar o que aprendeu.
O espírito de Obi-Wan Kenobi se revela a Luke e confirma que Vader uma vez foi Anakin Skywalker, um jovem Jedi que foi seduzido pelo Lado Negro da Força. Ele também revela que a Princesa Leia é sua irmã gêmea, e que ao nascer foram separados e escondidos para proteger-lhes tanto de Vader quanto do Imperador. Luke recebe holograma de Lando Calrissian dizendo que Leia e Chewie foram aprisionados por Jabba.    
Em Tatooine C-3PO e R2-D2 estão a caminho do palácio de Jabba the Hutt para entregar uma mensagem de Luke Skywalker a fim de negociar a vida de seus amigos. Dentro do palácio eles mostram a mensagem de Luke ao monstruoso Jabba que não aceita o acordo e fica com R2-D2 e C-3PO para si mesmo.
Na manhã seguinte Luke chega ao palácio e faz uma última oferta a Jabba por seus amigos. O alienígena recusa e joga Luke em um alçapão que o leva ao poço do Rancorr, uma enorme fera carnívora que é como um animal de estimação de Jabba. O Rancorr tenta comer Luke, que consegue matá-lo usando a Força para liberar um enorme portão sobre o monstro. Jabba fica furioso e ordena que Solo, Luke e Chewie sejam levados ao grande poço de Carkoon, no Mar das Dunas, onde vive a criatura Sarlacc
Pouco antes de ser jogado para a criatura Luke pega seu novo sabre de luz escondido em R2-D2 e liberta seus amigos. Lando Calrissian  chega na Millenium Falcon para dar cobertura. Luke usa a Força para desarmar e empurrar inimigos para o Sarlacc. Com a ajuda de R2, Leia se liberta de Jabba e o mata. Luke enfrenta Boba Fett. O caçador de recompensas, em vôo com seu jetpack, acerta um tiro na mão de Luke, o que o faz derrubar o sabre e revelar sua mão robótica. Em seguida o mandaloriano usa uma corda para prender o Skywalker, que utiliza a Força para amassar e destruir o jetpack do vilão, que cai diretamente no poço de Sarlacc. O grupo todo foge na Falcon.

- Neste primeiro ato a maior mudança foi ter iniciado o filme com o grupo separado, Luke em Dagoba, concluindo seu treinamento, enquanto os demais tentam libertar Han em Tatooine. Desta forma, mudei duas coisas que me incomodam de uma vez: 1. o pouco tempo que Luke passa treinando com Yoda (agora daria a entender que ele teria passado todo o último ano em Dagoba) e 2. aquela loucura de plano de resgate que, pensando bem, não faz sentido nenhum (agora seriam dois planos diferentes, o primeiro de Leia, que fracassa, e o de Luke).
- Além disso, já que o intuito deste início é mostrar que Luke já está muito poderoso, ele deveria usar a Força para derrotar o Rancorr 
- ao invés de jogar uma pedra no interruptor.
- Boba Fett dá mais trabalho para os heróis e seu fim deveria acontecer com uma luta mais sofisticada com Luke, que novamente mostra seus poderes jedi.

Após o resgate de Han Solo a Aliança Rebelde faz um plano para destruir a nova Estrela da Morte, ainda parcialmente construída e protegida apenas por um escudo defletor emitido da base imperial na lua florestal de Endor. Uma pequena equipe de assalto formada por Luke, Leia, Lando e alguns soldados de elite passa o bloqueio planetário em um cargueiro imperial roubado usando códigos fornecidos pela rede de espionagem Bothan. A equipe pretende desativar a estação emissora do escudo defletor para que a frota rebelde possa destruir a Estrela da Morte. Han Solo finalmente entende a importância da rebelião e se oferece para liderar o ataque a Estação Espacial.
Em Endor o grupo se depara com alguns stormtroopers e após um enfrentamento e perseguição com Speederbikes Luke e Leia se separam dos demais. Enquanto isso, Lando e os demais soldados são capturados de surpresa pelos guerreiros Gamoreanos, uma raça de seres semelhantes a porcos, com um estilo de vida ainda primitivo e organização social tribal. 
Luke e Leia se encontram e ele diz a ela sobre Vader ser seu pai e eles serem irmãos. O Jedi diz sentir que vai prejudicar a missão se continuar ali e que pretende confrontar Vader para traze-lo para o lado do bem. Luke se entrega a Vader que o leva ao Imperador. Leia encontra um gamoreano, o pequeno Wickett, com quem faz amizade. Wickett a ajuda voltar para seu acampamento. 
No acampamento encontram apenas C-3PO, que conta o que houve. O droid consegue se comunicar com Wickett, que conta que seu povo tem sido escravizado pelo Império que os controla por ter prendido os seus anciões. Wickett leva Leia pelos subterrâneos onde se escondia dos Stormtroopers. A princesa percebe que aqueles túneis ficam exatamente embaixo da torre dos soldados do império e coloca cargas explosivas ali. A detonação acaba com a estrutura e os Gamoreanos e rebeldes se vêem livres. Os nativos saúdam Leia como sua grande libertadora e prometem devolver as armas dos rebeldes e leva-los até o gerador de escudo do Império.

- Acho que a maior reclamação sobre O Retorno de Jedi é sobre os Ewoks. Assim pensei em trocar os ursinhos fofinhos pelos mais nojentos e agressivos Gamoreanos. Estes usariam lanças, machados e arcos, além de feras como os Blurgg (vistos em Caravana da Coragem 2).  Também mudei um pouco a motivação para que os nativos passassem a ajudar os rebeldes.

A frota rebelde chega à Endor, mas Han Solo percebe que os escudos da Estrela da Morte ainda funcionam. Encurralada pela estação espacial e as demais naves do Império, os rebeldes começam uma grande batalha espacial, enquanto Luke, na sala do trono com o Imperador e Vader, assiste a tudo.
Na lua de Endor, os rebeldes liderados por Leia conseguem entrar na base do Império, mas são surpreendidos por inúmeros stormtroopers. Enquanto isso, a Estrela da Morte revela-se estar totalmente operacional, disparando nas naves rebeldes. Confrontando a assustadora presença do próprio Imperador, o qual revela ter sido tudo planejado, Luke Skywalker é constantemente tentado a usar a sua raiva para o atacar, completando assim a sua jornada para o Lado Sombrio da Força. Luke então tenta matar o Imperador, sendo impedido por Vader. Pai e filho passam a duelar. 
A frota rebelde decide se afastar da Estrela da Morte, atacando diretamente as naves imperiais. Han Solo manobra a Millenium Falcon por dentro do Super Star Destroyer e dispara em seu reator, destruindo a nave. Em solo, os Gamoreanos se juntam a luta. Eles usam armadilhas e feras para atacar os stormtroopers.
Gamoreanos e Blurgg

Luke tenta não lutar com Vader, mas este não desiste. Pretende levar o filho para o lado negro ou mata-lo. O sith descobre a existência da irmã gêmea de Luke, o que enfurece o jedi. Luke derrota Vader, arrancando sua mão direita. O Imperador diz para o jovem matar seu pai e tomar seu lugar ao seu lado. Luke se nega, jogando seu sabre de luz no chão. O Imperador furioso passa a atacar o Skywalker com raios disparados de suas mãos. Vader toma o lado do filho e empurra seu mestre para a morte.
Em solo, as forças imperiais são derrotadas. Dentro do gerador de escudo um Stormtrooper joga o detonador num poço, mas Leia usa a Força para pega-lo e explode o gerador de escudos. Vader convoca a frota imperial para perto da Estrela da Morte "a fim de defende-la" e sobrecarrega a arma da estação espacial, condenando a mesma a auto-destruição.
Vader pede a Luke para ajudar a remover a sua máscara, para que pudesse vê-lo com seus próprios olhos. Com seu último suspiro, diz a seu filho que ainda havia bondade nele depois de tudo que aconteceu. Com aquelas últimas palavras, Anakin Skywalker morre e assim se cumpre a profecia: Ele era o escolhido para dar equilíbrio a Força, ao se converter ao Lado Luminoso da Força justamente antes de morrer.
Luke escapa da Estrela da Morte em uma nave com o corpo de seu pai, enquanto a estação explode, acabando com boa parte da frota imperial no processo. Em Endor, Leia revela a Han que Luke é seu irmão, e eles se beijam. Luke retorna para Endor e crema o corpo de seu pai em uma pira funerária. Enquanto em Endor e em toda a galáxia se comemora a vitória dos Rebeldes sobre o Império, Luke sorri quando vê os espíritos de Obi-Wan, Yoda, e o redimido Anakin os vigiando.

- A última grande mudança foi colocar Luke e Vader como grandes protagonistas da vitória da Rebelião. Sempre achei que neste filme Luke não tem grande importância para os heróis. Afinal, tendo redimido Vader ou não, a Estrela da Morte teria sido destruída com ele e o Imperador dentro. E o que dizer da enorme frota imperial? Ficaram só olhando? Assim, fiz com que a redenção de Vader acabasse por impactar diretamente na batalha e ele terminasse como herói.
- Troquei de posições Lando por Han Solo (e Chewie) porque a falta de um dos personagens principais na batalha espacial tira um pouco da tensão dela. Além disso, o papel do contrabandista é muito pequeno neste filme. Com essa troca teríamos cada um do trio principal em uma das frentes de batalha.
- Coloquei Leia usando a Força para ela também ter alguma evolução neste filme.
- Ah sim, e já que agora é Vader quem acaba com a Estrela da Morte, aproveitei para colocar aquela incrível cena da Falcon destruindo o reator como a responsável pela queda do Super StarDestroyer. Bem melhor do que ter sido por causa de um simples A-Wing se chocando contra sua ponte, não é?



...


Um comentário:

  1. Pena que eu não curta tanto essa história... Enquanto vc viajava na batata, eu me afundava em 80% dela. :-)

    ResponderExcluir