terça-feira, 4 de novembro de 2014

Ode ao melhor álbum de rock da história: Led Zeppelin IV


Ok, racionalmente a gente sabe que não existe A mulher mais bonita do mundo, O melhor jogador de futebol de todos os tempos, O melhor sorvete de milho verde de todos os tempos. Tudo é muito relativo e pessoal e essas escolhas acabam sendo mais simbólicas do que qualquer outra coisa.
Pensando nisso, esses dias resolvi decidir qual o melhor disco de rock EVER.
Novamente: é claro que isso não existe. Por aí você encontra toneladas de álbuns incríveis. Mas encuquei, qual seria pra mim aquele que deveria ser eternizado como grande obra prima do gênero?
Primeiro pensei sobre a banda que o teria gravado. Poderia ter sido os Beatles... claro! Seria uma excelente escolha. Mas na minha opinião eles estavam mais para pop rock. Quem então? Stones? Queen? Hendrix? Guns? Creedence? Doors? Ou talvez algo um pouco mais obscuro como Blue Cheer ou The Kinks? 
Qualquer um desses fez grandes músicas e álbuns mas, na minha opinião, ninguém na história foi mais rock'n'roll do que o Led Zeppelin. O Led é a própria definição de uma banda de rock. O baterista animalesco, o baixista caladão e enigmático, o guitarrista virtuoso e o vocalista histérico e hipnótico.
Em seguida escolhi o álbum. O Led tem pelo menos uns 5 ou 6 álbuns que poderiam ser O melhor, mas acho que o inevitável foi selecionar o IV. Ele tem pelo menos 3 super clássicos da história da música e não há nenhum segundo de faixa nenhuma que seja menos do que genial. 

O disco/LP/Fita K7/MP3/whatever começa com Black Dog. Black Dog, cara! Síntese perfeita de um riff e andamento blues com uma pegada mais selvagem do rock pesado. Eu entendo essa faixa como um Led Zeppelin goes Black Sabbath. É assim que soa quando Page e Plant fazem uma música nos moldes de Ozzy e Iommi. Black Dog é a Iron Man do Led.

"Rock'n'roll" não poderia ter um nome melhor. A faixa é praticamente um tratado sobre o estilo. Está tudo lá, a cozinha pesada, os riffs pegajosos, a melodia... Se um dia chegar alguém de Marte e te pedir pra resumir o que é rock'n'roll em menos de 4 minutos é só mostrar essa música pro sujeito.

O Led enjoou de fazer baladas lindas, mas na minha opinião The Batle for Evermore foi a melhor. Eu fico meio em transe ouvindo essa faixa. A harmonia entre os vocais do Robert Plant e da cantora Sandy Denny com o bandolin é uma coisa incrível.

Ok, você já enjoou de ouvir "Stairway to Heaven". Todos nós enjoamos. Porém, coloque seu fone de ouvido, respire fundo, feche os olhos e a escute mais uma vez, com bastante atenção. Taí uma música que poderia ser o Hino do planeta Terra. Ou ela, ou Bohemian Rapsody. Uma das duas (quem sabe as duas?). Até hoje me arrepio quando entra a bateria na música. Uma beleza brutal.

Vamos para o lado B. Misty Montain Hop e Four Sticks são provavelmente as faixas menos conhecidas do trabalho. Entretanto, isso nem de longe quer dizer que sejam fracas. Se estivessem em qualquer outro cd seriam super clássicos. Qualquer banda que conseguisse gravar músicas deste calibre hoje em dia já seria alçada à condição de genial na mesma hora. É neste momento, em que você percebe que o "momento obscuro" de um disco são músicas absolutamente perfeitas, em que chega a consciência de que IV não é só mais um disco de rock.

Depois de ouvir duas baladas incríveis no mesmo LP, o ouvinte poderia achar que a banda não se arriscaria a fazer mais uma. Mas aí começa Going to California e você percebe que a criatividade estava longe de acabar. Delicada e maravilhosa, é outra faixa que te faz ir longe, mesmo estando parado. Eu, sempre que a escuto, me imagino dirigindo à beira mar num dia ensolarado. 

When the Levee Breaks é o fechamento épico perfeito para o disco. Isso é que é bateria pesada, mermão! Aliás, isso é que é música pesada! Só imagino como seria ouvi-la ao vivo, com Bonham cacetando sua bateria ali na sua frente. Devia ser um massacre. É possível ouvir essa música sem balançar a cabeça ao seu ritmo? Taí um caso pros Myth Busters.


Bom, é isso. Na minha opinião esse foi o supra sumo do rock. E na sua? Deixe aí nos coments.

2 comentários: