quinta-feira, 7 de abril de 2016

Force Awakens - Versão do (se eu fosse o) diretor

Meu sonho era ser do LucasFilm Story Group e trabalhar discutindo os rumos e roteiros de Star Wars o dia todo.
Como eu disse antes, o Despertar da Força por mais legal que seja (e é), tem vários problemas de roteiro, principalmente no terceiro ato. Agora que já revi em casa mais uma vez, lá vou eu tentar "conserta-lo", colocando aqui as sugestões que eu daria caso fosse do grupo de roteiristas.

Peguei o roteiro simplificado do filme (e dou créditos à Wikipédia por isso) e coloquei minhas alterações. O “meu” filme seria igual ao que você viu, a não ser onde eu colocar em negrito.

A long time ago, in a Galaxy far far away...

Poe Dameron, melhor piloto da Resistência, é mandado ao planeta Jakku pela Conselheira Leia [1] para obter um mapa que, acredita-se, indica a localização [2] de Luke Skywalker, o último Jedi, que está desaparecido há anos. O mapa está em posse de Lor San Tekka, um explorador da galáxia e membro da Igreja da Força. Kylo Ren, um poderoso conhecedor do Lado Negro da Força e discípulo do Supremo Lider Snoke, está tentando roubar o mapa. Quando Kylo Ren e suas tropas cercam sua vila, Lor San Tekka acha melhor enviar o "pen drive" com o mapa para "uma pessoa de sua confiança", ele então coloca o mapa no droide BB-8, dá as coordenadas e o manda para sua discípula Rey [3]. Kylo Ren mata Lor, captura Dameron e ordena o assassinato de todos no vilarejo onde ele foi encontrado. 
stormtrooper  FN-2187 fica ultrajado com a brutalidade da Primeira Ordem e deserta para ajudar Dameron, que passa a chamá-lo de Finn. Poe conta a Finn que BB-8 carrega o mapa para Luke Skywalker e por isso é imprescindível que o droid chegue à Resistência. Eles conseguem escapar do Star Destroyer  onde estão, mas seu TIE Fighter é alvejado e caem de novo em Jakku. Dameron presumidamente morre. Enquanto isso, BB-8 encontra Rey, uma jovem que sobrevive catando lixo. Na noite em que passam juntos, BB-8 conta que foi Lor San Tekka que o enviou. Rey diz que Lor é seu mentor e lhe ensinou muita coisa desde que ele chegou à Jakku. [3]
Finn encontra BB-8 com Rey no momento em que caçadores de recompensa do chefe da garota, Unkar Plutt, estão tentando rouba-la. A Primeira Ordem os localiza e os três escapam do planeta numa velha nave, a Millennium Falcon.
Nave pirata.
Na fuga com a Millennium Falcon, esta é capturada por Han Solo e Chewbacca, de quem a nave havia sido roubada há alguns anos. 
Han comanda um grupo de piratas que, após descobrirem que a Primeira Ordem está pagando uma recompensa por Rey, Finn e BB-8, fazem um motim contra seu líder e seu contra-mestre Chewbacca [4]. Os heróis liberam Rathtars pelo cargueiro e conseguem fugir dos piratas.
 Após escaparem da nave pirata na Millenium Falcon, Han pede para ver o mapa e percebe que está incompleto. Segundo ele este é um mapa que levaria ao primeiro templo jedi, onde supostamente Luke estaria. Eles então viajam em direção ao planeta Takodana para encontrar a Conselheira da Resistência e Sacerdotiza da Força Leia Organa [1], que acreditam que pode os ajudar.
Enquanto isso [5], no Sistema Hosnian, capital da Aliança Galáctica, General Maz Kanata faz um discurso perante os Senadores, dentre eles, Lando Calrissian. Maz recapitula os acontecimentos que levaram à criação da Aliança Galáctica e da Primeira Ordem: 
General Maz Kanata
"Há 32 anos, todas as células da Aliança Rebelde que lutavam contra o Império se reuniram e conseguiram destruir a Segunda Estrela da Morte e, com ela, o próprio Imperador Palpatine".
"Com a perda de seu líder, o Império se fragmentou. Muitos Moffs e Governadores locais passaram a lutar entre si pelo poder."
"A adesão à causa rebelde passou a crescer mais e mais, e os Sistemas começaram a se libertar da opressão e a formar uma nova república, a Aliança Galáctica".
"Mas o Império ainda não estava totalmente vencido, toda a frota imperial restante se organizou ao comando de um novo mestre... o Supremo Líder Snoke"
"Sob o comando de Snoke, os Imperiais se tornaram a Primeira Ordem e voltaram a atacar. Porém, três anos após a destruição da Segunda Estrela da Morte, foram derrotados na grande Batalha de Jakku".
"Após essa derrota, a Aliança e a Primeira Ordem fizeram um tratado de paz... A Primeira Ordem recebeu anistia, desde que se comprometesse a se desmilitarizar e a ocupar apenas uma região pré-determinada da Galáxia"
"A principio, a Aliança manteve postos avançados para observar a Primeira Ordem, mas com o tempo se tornou confiante demais, soberba demais... e os postos de observação na fronteira foram sendo retirados um a um, até que sobrou apenas um... A Resistência..."
"Já são quase 30 anos de paz na Galáxia, mas algo está errado... a Primeira Ordem nunca cumpriu a promessa de se desmilitarizar! E nos últimos tempos tem expandido suas fronteiras para Sistemas anteriormente neutros... além disso, tem havido muita movimentação na chamada Base Starkiller..."
Um Senador interrompe Maz:
"O que está sugerindo, General Kanata? Que devemos atacar a Primeira Ordem? Devemos iniciar uma guerra?"
Maz responde: "Não, Senador! É claro que não... Mas deveríamos nos preparar. Retornar os antigos postos de observação, deslocar parte da frota para a fronteira...".
O Senador interrompe novamente: "Maz Kanata... Que perigos a Primeira Ordem pode nos oferecer? A frota da Aliança baseada aqui no Sistema Hosnian é cerca de dez vezes maior do que a dela! E os atuais escudos planetários aguentariam ataques similares aos das antigas Estrelas da Morte".
Já fora da reunião, Maz se encontra com o Senador Lando Calrissian, que diz confiar nos instintos da general e que vai tentar fazer o possível para convencer os demais senadores e atender suas demandas.

A Millenium Falcon chega a Takodana. Han e Leia se reencontram, mas são interrompidos por C3-PO. No castelo de Leia, um antigo templo jedi, Finn e Rey descobrem que Han e Leia foram casados e que ela é irmã de Luke Skywalker.
Leia, Sacerdotisa da Força
Finn quer continuar fugindo e vai atrás de pilotos que possam o levar para a Orla Exterior. Rey teme a Primeira Ordem e pretende entregar BB-8 para a Resistência, para depois voltar para Jakku.
Rey é atraída pela Força até o porão, onde acha o sabre de luz de Luke Skywalker e tem uma visão do passado e do futuro através da Força. Leia conta sobre a Força para Rey. Diz que assim como em seu irmão, a Força é forte nela, entretanto se manifestou de forma diferente e ela se tornou uma sacerdotisa da Força e Conselheira da Resistência e não uma jedi, por isso vive naquele castelo rodeada de “fiéis”. Leia tenta entregar o sabre de Luke para Rey, dizendo que a Força é muito forte nela e ela terá um grande papel a desempenhar na luta contra o lado negro, mas a garota foge assustada. 
A Primeira Ordem ataca o castelo. Finn pega o sabre de luz com Leia que diz para o sucateiro entrega-lo para Rey. Leia usa a Força para jogar alguns Stormtroopers para o ar, abrindo caminho para Finn, que acaba usando o sabre de luz para enfrentar a capitã Phasma (que usa um bastão de Riot Control Stormtrooper. para lutar contra Finn) [6]  Finn é derrotado, mas Han o salva de ser morto por Phasma. Rey é capturada por Kylo Ren, enquanto os outros escapam da Primeira Ordem graças à chegada das naves da Resistência, liderados por Dameron, que havia sobrevivido da queda em Jakku. 
Han diz para Leia que viu o filho dos dois. Han Solo e Leia se separaram após seu filho, Ben Solo, que estava sendo treinado por Luke para ser um Jedi, ter se voltado para o Lado Negro da Força e se tornado Kylo Ren. General Maz Kanata chega e leva todos para a base da Resistência no planeta D’Qar. 
Enquanto isso, na Base Starkiller, Kylo Ren tenta torturar Rey para obter o mapa direto de sua mente, mas é impedido pela forte conexão de Rey com a Força (ao falar que a Primeira Ordem já possui parte do mapa, Kylo Ren mostra para Rey um "pendrive" - semelhante àquele que está com BB8 - onde estaria esta informação). Rey escapa usando o truque mental jedi em um stormtrooper.
A Primeira Ordem utiliza uma nova arma construída diretamente dentro de um planeta, a Starkiller, comandada pelo General Hux. A Starkiller absorve a energia de uma estrela e lança uma rajada de energia diretamente no sol do Sistema Hosnian, que instantaneamente se torna uma supernova, destruindo o Sistema Hosnian, toda a frota da Aliança e matando Lando [7]. 
Supernova destruindo Sistema Hosnian e a frota da Aliança Galáctica

Os vilões planejam destruir também D'Qar. Em reunião com a Resistência, Finn diz que poderia ajuda-los a descobrir um ponto fraco na Base Starkiller. Finn, Solo e Chewbacca são enviados para entrar na Base usando códigos de Finn e descobrir um ponto fraco, enquanto as naves da Resistência são enviadas para atacar a Base [8]. Finn, entretanto, apenas quer salvar Rey.
As naves da Resistência chegam à base Starkiller e entram em combate com a imensa força da Primeira Ordem. Poe Dameron nota que a base é muito bem armada e possuí inúmeros escudos, sendo praticamente indestrutível.

Finn e os outros confrontam a Capitã Phasma, descobrem onde fica o reator da Base e a deixam em um compactador de lixo. Finn, Han e Chewie se encontram com Rey. Os heróis percebem que há muitas torres de vigia entre o local onde estão e a entrada do reator, sendo impossível para eles chegarem até lá sem serem mortos. Finn entra em contato com Poe dizendo que precisa que o piloto libere a passagem para que eles cheguem ao reator. O piloto faz sua "trench run" para destruir armas e escudos. [8] Finn e os demais chegam ao local do reator e colocam explosivos para sabotar a arma da Starkiller. 

Han Solo vê Kylo Ren e o confronta; Kylo Ren parece hesitante sobre abandonar o Lado Negro da Força, mas acaba matando seu pai. Em um acesso de fúria, Chewbacca atira em Kylo Ren, ferindo-o seriamente no torso.
Os explosivos detonados por Chewbacca causam dano à arma da Starkiller e a Base começa a entrar em colapso. Kylo Ren, ferido, encontra Rey e Finn. Finn saca o lightsaber de Luke. Usando a Força, Kylo Ren joga Finn e Rey longe. Finn bate em uma árvore e fica desacordado. Kylo Ren tenta pegar o sabre de luz, mas é Rey que consegue atraí-lo, e eles entram em confronto. Rey chega perto de derrotá-lo, mas o chão abre-se e eles são separados. Rey usa a Força e puxa o "pendrive" do cinto de Kylo Ren para sua mão. 

A Starkiller é destruída. Kylo Ren e General Hux vão encontrar-se com Snoke, e os heróis retornam a D'Qar, onde o mapa completo é composto juntando os "pendrives" de Rey e BB8 [9]. Rey viaja com Chewbacca na Millennium Falcon para encontrar Luke Skywalker, que vive isolado com R2-D2 num planeta remoto. Ao encontrá-lo, Rey oferece-lhe o sabre de luz. 

Fim


....



Comentários do diretor:
[1] Inverti os papéis de Leia e Maz Kanata. Tudo teria acontecido bem parecido com o que foi visto no cinema, só colocando as personagens uma no lugar da outra. Assim, teríamos mais tempo de Han e Leia juntos, o sabre de Luke estaria com Leia (o que para mim faria muito mais sentido) e Leia teria evoluído como personagem ao invés de ser exatamente a mesma do Uma Nova Esperança. Aqui ela serviria mais ou menos como o Obi Wan Kenobi da história. 
[2] Acho que seria importante frisar que o mapa era referente aos templos jedis, onde provavelmente Luke estaria. Acho muito estranho o conceito "mapa para Luke Skywalker". Como Lor San Tekka era um conhecido explorador da galáxia, faria sentido ele ter esse tipo de informação.
[3] Rey conhecer Lor diminuiria a coincidência de BB-8 chegar justamente à ela. Lor, por ser conhecedor da Força, seria quem havia ensinado Rey sobre as lendas dos Jedi, além de ter dado aulas de mecânica e línguas alienígenas para a garota. Ele já estaria pensando em leva-la à Leia antes de ser morto.
[4] Han Solo líder de piratas espaciais! Não seria um desenvolvimento bem legal para o personagem? Além do que eliminaria mais uma das inúmeras coincidências do roteiro, a de que os grupos procurando por Solo chegaram à sua nave justamente no momento em que ele encontra os heróis. Acho que o motim contra ele tornaria o roteiro menos "acidentado". A cena da fuga dos heróis poderia ser exatamente a mesma, envolvendo os Rathtars. Imagine... Han Solo líder de piratas espaciais! 
[5] Outra vantagem da troca de papéis de Leia e Maz: poderíamos ter esta cena em Hosnian, onde aprenderíamos tudo o que aconteceu desde o fim do Retorno de Jedi. Tanto a nova república (que aqui chamei de Aliança Galáctica) e a Resistência, quanto a Primeira Ordem (e o próprio Supremo Líder Snoke), ficariam melhor definidos e explicados.
     [5-1] Pensando como acionista da Disney: estes três anos entre as batalhas de Endor e Jakku seriam interessantíssimos para serem explorados por alguma mídia - como desenhos animados, livros ou quadrinhos. Imagine poder contar com os personagens clássicos (Luke, Leia, Han...) em uma série animada ou coisa assim? Eu, como fã, adoraria ver isto.
      [5-2] Seria legal ter a noção de que houve paz por 30 anos. Assim toda a luta dos personagens clássicos não teria sido em vão.
[6] É um fato que Phasma foi sub-utilizada no filme. Poderia ter sido ela a lutar com Finn em Takodana!
[7] Acho que a maior reclamação dos fãs (eu, por exemplo) foi sobre a Base Starkiller. Tentei mudar um pouco seu funcionamento e sua destruição para dar uma distanciada do que já foi visto nos filmes anteriores. Coloquei Lando Calrissian no Sistema Hosnian para que a destruição do planeta tivesse mais impacto sobre os fãs.
     [7-1] Acho que o povo em Takodana deveria ter descoberto sobre a destruição de Hosnian por telões, não vendo diretamente no céu.
 [8] As naves da Resistência chegariam junto (ou até um pouco antes) do que a Millenium Falcon para atrair atenção da Primeira Ordem enquanto os heróis vão procurar por Rey. A "trench run" de Poe seria para destruir armas e escudos da Base para que Finn e os outros conseguissem chegar ao reator. Ao confrontar Phasma, os heróis descobririam que o reator só era acessível por dentro, sendo impossível de ser destruído pelas X-Wings da Resistência.
      [8-1] A escala da batalha deveria ter sido maior do que foi no filme. Onde estava todo aquele exército que se reuniu para ver o discurso de Hux? A Resistência deveria chegar com bem mais naves. E não apenas X-Wings, mas também outros modelos.
    [8-2] Também acho que não precisaria haver a destruição do planeta todo, apenas da base e seus arredores
    [8-3] O visual da Base poderia ser um pouco diferente. Ela poderia ter várias saídas para o super laser, se parecendo um pouco com Apokolips. Assim, a base poderia atirar para vários lados, além de se movimentar usando as rajadas de laser também.
[9] R2-D2 acordar do nada no fim do filme foi outra grande reclamação dos fãs. Assim, incluí essa descoberta do restante dos mapas (Kylo Ren diz para Rey que a Primeira Ordem tinha essa informação durante o filme, só teria que incluir o seu "pendrive" na história). O droid poderia simplesmente estar com Luke. E desta forma, Rey teria ainda mais importância para a Resistência, já que seria responsável por trazer esta informação.


...

Enfim, Force Awakens é um filmão. Assistindo novamente (e em sequencia à Uma Nova Esperança) vi que ele não é simplesmente um remake do Episódio IV como costumam acusar. Sim, ele tem pontos bastante similares (droid com informação importante perdido no deserto, morte de figura paterna, arma de destruição planetária, etc etc etc), mas as linhas que ligam esses pontos são bastante diferentes de tudo visto até então. Os personagens (todos excelentes) e suas relações são novas, as motivações, as cenas de ação... e o principal de tudo: o filme se justifica sendo muito divertido e trazendo inúmeras cenas (já) icônicas. Claro, houveram deslizes aqui e ali. E acho que essas propostas que fiz aqui poderiam ter deixado o filme um pouco mais redondinho... mas, de qualquer forma, a Força é forte neste Episódio VII.




2 comentários:

  1. Muito boas as modificações. A melhor mesmo foi a inversão dos papéis da Leia e da Maz. Só acho que a Leia não precisava usar a Força "fisicamente". Talvez só mentalmente como a Rey qdo ela manipula o trooper para se soltar. Aliás, essa era uma cena que não tinha gostado na hora, mas depois percebi o quanto ela é importante.
    Se só o Luke aparecendo no fim já explodiu a cabeça de muito fã, imagino como seria o Luke E o R2 aparecendo juntos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu por ter lido, Thiago! :)
      É, o negócio da Leia seria só um fan service haha. Mas não teria tanta necessidade mesmo.
      Poxa, eu sempre curti muito aquela cena da Rey. Importante e até engraçada hehe.
      Abs

      Excluir